Biblioteca da FEUP
Serviço de Documentação e Informação

CRIAR BIBLIOGRAFIAS: Ferramentas para Citar e Organizar Referências: Instalar

Saiba como gerir e citar as fontes de informação de uma forma mais eficaz e eficiente usando gestores bibliográficos

Sabia que...

Este programa é adquirido pela Universidade do Porto e disponibilizado a todas as suas respetivas faculdades.

É compatível com os sistemas Windows e Macintosh.

Saiba mais sobre requisitos e compatibilidades.

Ficheiros para instalação no EndNote

Para instalar:

• Iniciar o EndNote
  • "Abrir" o ficheiro
  • File > Save as

Instalar o EndNote Desktop

Sendo um software compatível com Windows e Macintosh, encontra-se instalado na maioria dos computadores da FEUP, estando também disponível para instalação no seu portátil / PC.

Existe nas versões EndNote Desktop  e EndNote Online, as quais podem ser usadas em conjunto ou de forma independente.

Instalação nos PC's pessoais

Para efetuar a instalação existe uma cópia do executável, para ambientes Windows e MAC,  no servidor de software da Universidade do Porto, disponível em https://atlas.up.pt

Notas importantes:

- O ficheiro .zip de instalação que irá descarregar contém dois ficheiros: o executável e a licença. Descompacte primeiro o ficheiro .zip instalando localmente ambos, e só depois disso, faça correr a instalação para que a licença UP seja reconhecida (caso contrário a instalação será de uma versão trial).

- Antes de fazer a instalação feche todos os programas do MS Office que possa ter abertos (ex. MS Word, Excel, Outlook, etc).

Integração com o MS Word

Após a instalação, a integração com o MS Word é feita automaticamente, passando a aparecer um novo separador, designado EndNote X8.

Caso tal não aconteça:

Se usar o MS Word 2010 ou superior, deve seguir o caminho:

1.  File > Options > Add-ins
  2. Selecionar EndNote (CWYW Citation Recognizer) e premir em GO
  3. Assinalar com um visto em EndNote Cite While You Write e premir em OK.

O separador EndNote X8 ficará visível na sua barra de menu.

Se usar uma versão anterior do MS Word, pode consultar as FAQS do EndNote (link is external)

Tutorial da versão X8 (em inglês) (link is external)

Instruções também disponíveis na página da Biblioteca da FEUP.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://biblioteca.fe.up.pt.