Biblioteca da FEUP
Serviço de Documentação e Informação

CRIAR BIBLIOGRAFIAS: Ferramentas para Citar e Organizar Referências: Adicionar referências

Saiba como gerir e citar as fontes de informação de uma forma mais eficaz e eficiente usando gestores bibliográficos

Importar referências de Bases de Dados

Atualmente, quase todas as bases de dados de informação científica e técnica possibilitam o envio direto de referências para o EndNote.

Tomemos como exemplo uma pesquisa na base bibliográfica Web of Science:

• Deve(m) selecionar-se o(s) registo(s) a exportar
  • Clicar na opção Salvar em EndNote para desktop

Nota

O procedimento é semelhante em todas as bases de dados, apenas pode diferir a designação da opção para envio. Neste caso é Salvar em..., noutros poderá ser Export, Send to...

O formato de exportação a ser escolhido, deve ser sempre o formato .RIS (correspondente ao EndNote).

Importar referências do Catálogo da Biblioteca

Para enviar referências do catálogo da Biblioteca da FEUP para o EndNote:

• Selecione a(s) referência(s) que pretende enviar para o EndNote e clique em Guardar / Enviar por Mail

• Em Formato do registo, escolha Importar para EndNote / Mendeley > Enviar

• Na janela seguinte, clique em Recolher

Nota

Ao exportar uma referência do catálogo da Biblioteca, o EndNote assume como Reference Type para todos os documentos, o formato "Book". Caso não seja o formato correto, é necessário editar a referência e escolher o adequado, na lista Reference Type.

Importar PDFs

O EndNote dispõe de uma funcionalidade, através da qual, importando um PDF (ou uma pasta de PDFs), é automaticamente gerada a sua referência:

• File > Import > File

Na janela seguinte:

• Import File -  escolha o ficheiro a importar
  • Import Option - selecione o formato PDF
  • Por último, clique em Import

Nota

A referência só é gerada automaticamente quando os ficheiros têm DOI (Digital Object Identifier).

Caso isso não se verifique, será feita a importação do ficheiro, mas os dados estarão incompletos. Se isso acontecer, opte, por exemplo, por completar manualmente a referência ou pela sua importação a partir de uma base de dados.

PDF Auto Import Folder

O EndNote possibilita que seja definida uma pasta no nosso computador, que, à medida que vai sendo alimentada com novos PDFs, estes sejam carregados no programa e gerada a sua referência (desde que tenham DOI).

Esta configuração é feita em:

• Edit > Preferences > PDF Handling > PDF Auto Import Folder

EndNoteTraining. 2013. "PDF auto import folder". Youtube vídeo, 2:23. Acedido a 16 de outubro de 2017. https://youtu.be/M-1cInopCoA.

Criar referências manualmente

Por vezes é necessário criar uma referência manualmente. Para isso, deve aceder a:

• References > New Reference

Escolha o tipo de documento e preencha os campos necessários.

Nota

Ao introduzir manualmente nomes de autores, tenha em atenção que:
  • Cada autor fica numa linha.
  • O nome pode ser introduzido na forma direta (ex: Nome próprio Apelido) - o EndNote fará as adaptações necessárias para cada estilo de citação .
  • Tratando-se de uma instituição, deve ser colocada uma vírgula no final para que o EndNote não inverta a sua designação (ex.: Faculdade de Engenharia,)

EndNoteTraining. 2011. "Manual data entry". Youtube vídeo, 7:02. Acedido a 16 de outubro de 2017. https://youtu.be/30u5_b9d5D4.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://biblioteca.fe.up.pt.